quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lula fecha 13 acordos comerciais com a China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou nesta quarta-feira (20) Pequim com destino a Turquia, depois de uma visita de três dias à China, durante a qual as duas potências emergentes assinaram vários acordos, incluindo um empréstimo chinês para a Petrobras.

O presidente do Brasil descreveu a etapa chinesa da viagem como uma das mais importantes de seu mandato, em um momento em que a crise econômica evidencia a importância crescente dos grandes países emergentes.

Lula e o presidente chinês, Hu Jintao, que se reuniram na terça-feira (19), concordaram em reforçar a cooperação econômica e comercial bilateral.

"Os dois dirigentes declararam que o reforço da associação estratégica entre China e Brasil tem um sentido cada vez mais importante no contexto atual, complicado pela crise econômica", afirma um comunicado divulgado pelo ministério chinês das Relações Exteriores.

Pequim e Brasília assinaram na terça-feira 13 acordos, incluindo um empréstimo de US$ 10 bilhões do China Development Bank a Petrobras, que se comprometeu a fornecer petróleo ao país asiático durante 10 anos (150.000 barris diários no primeiro ano e 200.000 barris nos outros nove).

O empréstimo bilionário financiará projetos de investimento da Petrobras e a comprar bens e serviços na China.

A China, que busca diversificar as fontes de abastecimento de energia, se tornou o primeiro parceiro comercial do Brasil no início do ano, superando os Estados Unidos.

--------------------------------------------------------------

Sabia que o presidente Lula também tem o nome chinês?
O seu nome chinês é : 卢拉 lú lā
Esse nome apenas foi traduzido pela pronuncia e nao tem nehum significado.
No video, o nome apareceu duas vezes, vê se você consegue achar =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário