sábado, 9 de maio de 2009

China no meu coração

Texto por Yili W.

Incrívelmente, eu voltei a minha terra depois de 2 anos, depois de 26hrs de voo, depois de tanta esperança e saudade.

Quando cheguei, não acreditava que tinha voltado. Mas quando ouvi o dialeto bem conhecido de Shanghai – ah, voltei mesmo!

Porém, preciso ressaltar uma verdade: Shanghai estava muito frio!!


Eu tremi muito, desde as pernas aos dentes, até meus figados! Infelizmente, os dias em que fiquei na China, tanto em Shanghai quanto em outras cidades, estava no período de chuvas, quase nunca vi o sol.

Eu fiquei em shanghai uns dias, fui a Suzhou (uma cidade industrial), e a Shenzhen (cidade portuária, perto de Hongkong). A China está se desenvolvindo muito, em muitos lugares vi as construções em obra.


Ser uma tradutora é muito legal, no entanto, fiquei muito ocupada, porque meus companheiros, mesmo os que falavam inglês, precisavam de mim toda hora. Jovens chineses falam inglês, mas ainda pouco; dá para cumprimentar, mas não dá para falar mais, como negócios e detalhes. A cidade Shenzhen, fica na província Guangdong (Cantão), lá se fala dialeto cantonês que eu não entendo nada. Mas graças ao mandarim, eu conseguia conversar com o pessoal lá e até fiz amizades.


Chineses são muito receptivos e carinhosos – foi meu companheiro quem falou. Antes de ir visitar as fábricas, eu ensinei a eles algumas frases em Mandarim como “你好(tudo bem)” “我是(eu sou)...” “谢谢(obrigado)”, etc. E uma coisa importante, a cultura. Exemplo como trocar de cartão com as duas mãos e precisa dar uma olhadinha no cartão quando receber. Eles viram que todos comerciantes chineses fizeram isso! E acharam isso muito respeitoso e educado. Também, não precisam dar um beijo nem abraço...vai dar susto nos chineses!

Sempre fomos recebidos com chá quente, chá de yasmin, chá verde, chá de soja...Qualquer lugar a gente encontra chá. Comi várias comidas chinesas para matar a saudade, tudo gostoso, com sabor inesquecível. Também fui varias vezes ao MC’Donalds, até a churrascarias brasileiras, segundo o pedido dos meus companheiros. Lembrei-me de falar, quem quer ir à China, precisa saber usar Kuaizi!! Uma companheira minha não consegiu comer com Kuaizi de jeito nenhum, ia pedir uma faca, mas tirando a churrascaria e avião, o restaurante não tem faca. E depois a gente foi em dois supermercados e finalmente ela comprou uma faca.


Quando fomos ao supermercado, a moça não deu sacola para a gente. Perguntei, e soube que atualmente, todos os supermercados, livrarias e lugares como esses, não oferecem mais sacola de plástico de graça! O governo chinês proibiu o uso de sacola de plástico nesses lugares. Se voce precisa mesmo de uma sacola, então, compra uma de 30 centavos. Imagina, na China inteira, 1.3 bilhões de habitantes, parou de usar sacola de plástico, quanto diminuiria a poluição?


Com a globalização, talvez com a influência da crise financeira dos EUA também, o custo de consumo da China não é tão baixo como muita gente imagina (pelo menos em Shanghai e Shenzhen). Tem até algumas coisas mais caras que no Brasil, ou no mesmo valor. O mercado da China é bem grande, só falta descobrir e depois negociar. Já posso imaginar depois de mais uns anos, a relação entre o Brasil e a China, tanto pelo lado comercial, quanto cultural, vai ficar cada vez mais próxima e conhecida, devido as pessoas como vocês, que fazem negócios com a China, gostam da cultura chinesa e falam mandarim.

Se vocês já começaram a falar a lingua mais falada do mundo, mandarim, por quaisquer motivos, não perca a chance de conhecer e visitar uma outra cultura tão fascinante, que é a do país que está no meu coração.

3 comentários:

  1. 非常好!我知道了博客很有意思。但是,改变话题,你和你妈妈喜欢了巧克力吗?:] 我要你也写我的搏客。。。
    你像花儿一样美丽在照片(啊啊,我看了这在汉英词典!)。
    一切安好!
    Beijo

    大熊(猫)再生。

    ResponderExcluir
  2. Oi Lily!
    Adorei ver que você continua escrevendo. Um dia desses passo ai para ver voc~e e sua mãe. Não entrei no mandarim novamente porque acho que não vou ter tempo de poder fazer todas as semanas então prefiro não me inscrever e faltar depois. assim sua mãe nãi fica chateada comigo.
    saudades suas e de sua mãe.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. terei um evento
    14 de Agosto Terça-Feira
    bilíngue português/chinês
    dás 7h45 às 12h30
    170,00

    Local: Tower HSBC

    Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3064
    Função: Recepcionar os convidados, checar nome na listas, informações sobre o evento e entrega de brindes ao final.
    se interessar envie um email para atendimento@promotionnow.com.br

    ResponderExcluir