terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Festa de neve e gelo na China





Começou no dia 5 de janeiro a 27ª festa de gelo e neve de Harbin (哈尔滨 hā ěr bīn), no nordeste da China. Neste ano, o evento comemora, no horóscopo chinês, o Ano do Coelho (兔年 tù nián). A festa apresenta dezenas de esculturas de gelo e neve.

Harbin é a maior cidade no nordeste da China, sendo a capital da província (省会 shěng huì) de Heilongjiang. Para chineses, a cidade tem um outro nome: Cidade de Gelo. (冰城 bīng chéng).

E anualmente, ocorre a Festa de Gelo e Neve, que desde 1963, o ano do primeiro festival, recebe milhares de turistas de todo o mundo.

Tudo construido de gelo
O autor de uma das obras afirmou ter utilizado mais de 2 mil metros cúbicos de neve e que mais de 20 pessoas trabalharam na obra durante cinco ou seis dias.

Você então pensa: como esse gelo é conservado? Fácil é a resposta. A temperatura média no inverno em Harbin é de -18,4 °C, podendo chegar até -38 °C.

"O mais difícil é enfrentar o frio, mas conseguimos superá-lo", disse Weng Donghua.
Mas não são só esculturas. Os visitantes também podem deslizar em escorregas de gelo e praticar esportes de inverno.Para os mais arrojados, existe até a possibilidade de nadar ao ar livre.

Milhões de turistas chineses e de outros países são esperados na cidade neste ano. A festa vai até o início de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário