segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Balé da China faz a primeira apresentação no Brasil



Uma das companhias mais importantes e tradicionais do mundo está no Brasil pela primeira vez. É o Balé Nacional da China, a unica companhia estatal do país e uma das mais prestigiados do mundo, considerada como um dos mais importantes grupos em atividade atualmente, que estreia, em Curitiba uma superprodução. O espetáculo Lanternas Vermelhas.

Os bailarinos testaram neste sábado o palco do teatro Guaíra. Sessenta técnicos chineses e 90 brasileiros trabalharam durante dois dias na instalação de luzes, na montagem dos cenários e na organização do figurino, que tem mais de 200 peças.

Uma superprodução, com onze trocas de cenário, quatro trocas de roupa, 70 bailarinos em cena. Mas na hora de fazer as exigências para a vinda ao Brasil, os chineses preferiram a simplicidade. O principal pedido: água quente à vontade, para manter as garrafinhas de chá sempre cheias.

Fundado no fim dos anos 50, o Balé Nacional da China não aceita estrangeiros e é mantida pelo governo chinês. Na primeira passagem pela América do Sul, o grupo apresenta um espetáculo adaptado do cinema. O balé Lanternas Vermelhas mostra a história de uma jovem que é obrigada a se casar com um homem mais velho e conviver com as outras esposas dele.

Wang Chimin é bailarino desde os dez anos. Hoje com 31 diz ter orgulho de poder mostrar a própria cultura em países diferentes.

"É uma história sobre os relacionamentos", diz ela. "Os brasileiros lidam com isso de um jeito mais caloroso. Já os chineses são tímidos, mas todo mundo entende quando o assunto é o amor."


---------------------------------------

“O Oriente encontra o Ocidente em estilo épico” – Sunday Times

“Os chineses inventaram a pólvora. O ocidente inventou o balé clássico. Coloque os dois juntos e espere encontrar um balé explosivo! Os bailarinos possuem uma incrível base técnica – fortemente influenciada pela escola russa com deliciosos toques do discreto estilo inglês – com piruetas sensacionais, extensões maravilhosas e excelentes pés.” – New York Post

Lanternas Vermelhas
17 a 21 novembro
Teatro Municipal - Rio de Janeiro

---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário