sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mandarim torna-se a terceira maior língua estrangeira no ensino dos EUA


Segundo a reportagem do jornal americano New York Times no dia 20 de janeiro, uma pesquisa feita pelo governo americano revela que, enquanto aumenta a desaceleração do ritmo do ensino de língua estrangeira nos EUA, o ensino de mandarim (língua oficial da China) está em destaque. Atualmente, um total de 1600 escolas americanas oferecem aulas de mandarim. O mandarim deve tornar-se, já em 2010, a terceira maior língua estrangeira em ensino nos EUA, superando o alemão.


Dez anos atrás, havia apenas 300 escolas que ofereciam aulas de mandarim, o número de escolas que tem aulas de mandarim está aumentando drasticamente.


Em uma sala de segunda série de ensino fundamental, a professora Elizabeth esta dando aula de mandarim para crianças.

.

Antes de entrar no Jardim , alunos estão cantando juntos a música chinesa. A professora Wang Ju revela que, após o ensino de quatro meses, as crianças já sabem falar em chinês frases como “Eu vou almoçar” e “Estou chateado” .


Estas são pinturas dos soldados de terracota do Imperador Qin feitas por alunos, sendo penduradas no corredor.

Os especialistas, professores e alunos reconhecem que a China está cada vez mais importante, e falar fluentemente mandarim vai poder lhes trazer mais oportunidades.

==AULA EXTRA==

.

Vamos entender a frase da primeira foto:

请只讲中文! (Por favor, apenas fale chines!)

qǐng – por favor

zhǐ – apenas, somente

jiǎng – falar

中文 zhōngwén – língua chinesa

.

===============

Nenhum comentário:

Postar um comentário