terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Festa Ano Novo Chinês do OiChina 2011

Todo mundo cantando junto a múscia popular chinesa ''Grande China''

Com o objetivo de divulgar a cultura chinesa, promovendo o intercâmbio cultural entre a China e o Brasil e também para todos terem a oportunidade de se conhecer, o OiChina Curso de Mandarim comemorou junto com todos os alunos, no dia 5 de fevereiro, o maior festival da China: o Festival da Primavera – Ano Novo Chinês de Coelho.
Alunas cantando a música clássica chinesa ''A lua representa meu coração'' Professora falando em chinês e aluno Luiz Carlos traduzindo para português.

Com o sucesso da festa OiChina dos últimos anos, a festa 2011 realizou-se na Associação Chinesa do Rio de Janeiro, com a presença do Presidente e Secretário principal da Associação. A festa contou com muitas comidas e bebidas típicas chinesas. Os alunos tomaram o palco e apresentaram números musicais e peças chinesas, divertiram-se com brincadeiras de horóscopo chinês e competiram com a brincadeira de como usar bem os palitos (kuaizi).

Nossa aluna Barbara Hasselmann, que estuda no OiChina há uma ano, afirmou depois da festa: “Eu já tinha tentado estudar chinês em Niterói, onde moro... aulas maçantes e sem o ensino do mais importante, o aprendizado do ideograma. Quando me inscrevi no OiChina para continuar meus estudos, achei que era apenas mais um curso de língua estrangeira.
Nunca imaginei que um dia, ao final do ano letivo, iria estar participando de uma autêntica festa de Ano Novo Chinês com tudo o que temos direito. Tivemos a apresentação do coral formado unicamente por alunos, além de jogos típicos chineses que uma brasileira jamais tinha visto antes. Vimos também uma demonstração da milenar arte da caligrafia chinesa. O melhor da festa, todavia, foi mesmo a comida servida, deliciosa e diferente, que nos ajudou a imergir no clima oriental daquela noite memorável.

Positivamente, o OiChina é um curso diferente, onde não se ensina apenas a língua. Nossa professora não poupa esforços para nos proporcionar o máximo de contato possivel com a cultura chinesa, suas tradições e mesmo sua filosofia.

Um ótimo Ano Novo para todo mundo. Esperamos que cada vez mais que novas pessoas se interessem por essa língua fascinante e a estudem conosco. 祝大家春节快乐!

Para ver mais fotos da festa, acesse ao Web album do OiChina.


Alunos cantando música chinesa Moça Eu te Amo na festa:

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Alunos OiChina na reportagem do site do Governo Chinês

(Consuleza Geral e Vice-Cônsul com alunos do OiChina)

No dia 30 de janeiro, domingo, a Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro convidou, parte dos alunos do Curso OiChina, a fazer apresentações, comemorando junto a chegada do Ano Novo Chinês, com cerca de 8 mil chineses, inclusive a Consulesa e Vice-cônsul da China.

Antes da apresentação, os apresentadores do evento fizeram entrevistas com alguns alunos, perguntando sobre os motivos de aprender mandarim, o tempo que estudou, etc.

Durante a apresentação de três músicas chinesas populares e de caligrafia chinesa, as palmas foram intermitentes, emocionaram todo o público chinês. Ao término da apresentação, a Consulesa subiu ao palco, dando parabéns para todos os alunos, e prometeu que, se forem a China, daria-lhes vistos o mais rápido possível.

(Consuleza conversando em mandarim com alunos)
No dia seguinte, a reportagem sobre a apresentação saiu no site oficial do governo chinês e no maior site chinês de notícias.

Ficamos orgulhosos por nossos alunos. Vocês merecem a nota 10! Continuem se dedicando, pois aprender chinês no OiChina não só vai trazer um melhor futuro, mas também conhecimento de cultura, novas amizades e muitas alegrias.


(Veja aqui as reportagens no site oficial do governo chinês e no site Hexun)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bem vindo ao ano do Coelho!

Hoje é o primeiro dia do Ano Novo chinês. O coelho é rei durante 12 meses, signo auspicioso, cheio de felicidade e riqueza

A partir de hoje o Coelho é rei. Na China, bem entendido. Hoje é o primeiro dia do Ano Novo chinês, também conhecido como Festa da Primavera (春节 chūnjié), a mais importante das festas tradicionais chinesas.

Na China, uma onda de paixão pelo animalzinho peludo invadiu o país em forma de capas de telemóveis com desenhos de coelhos, receitas várias de coelho em todos os restaurantes, coelhos de estimação à venda na rua, roupa com coelhos, coelhos de plástico a enfeitar montras de lojas, coelhos dourados (que assim como o vermelho, é a cor da sorte) em cada esquina e orelhas de coelho em bandeletes de menina.

A alegria é compreensível. Depois das catástrofes naturais cuja responsabilidade atribuem ao Tigre (signo que regeu o ano passado), o ano do Coelho, segundo fonte do Museu do Oriente, será auspicioso, próspero, cheio de felicidade e muito amor. É também um ano de competência, actividade e riqueza. Um verdadeiro sonho, portanto.
A festa
Celebra-se no dia da primeira lua nova - é nesse dia que começa o primeiro mês do calendário tradicional chinês. A festa é feita de fogo de artifício (烟火yānhuǒ), alegria nas ruas e muitas actividades tradicionais, como as romarias, recepção aos deuses, jantares em família seguidos de visitas aos amigos para desejar felicidade, feiras e festas de lanternas.

Imagine o Natal e os preparativos e cuidados que todos os anos lhe dedica. É exactamente assim com o Ano Novo chinês/Festa da Primavera.

Vale quase tudo: roupas novas, limpeza a fundo das casas, jantares em família (o pratos mais típicos são o Jiaozi 饺子, uma espécie de rissol cozido e recheado de carne e legumes, e o bolo de ano novo feito de massa de arroz, doces e frutos), danças do dragão, das lanternas e dos tambores, fogo de artifício e bombinhas barulhentas.
O coelho e o horóscopo
Vamos por partes. O Coelho é o quarto signo do horóscopo chinês e o mais sortudo, já que simboliza a longevidade (长寿chāngshòu) e, segundo a crença chinesa, a sua essência deriva da lua (afinal, este é um calendário lunar). Segundo especialistas dos signos chineses, os nativos de coelho são benevolentes, calmos e responsáveis. O animalzinho de orelhas compridas simboliza a graciosidade, boas maneiras, bondade, sensibilidade e beleza. Só coisas boas. Se está a pensar ser mãe/pai este ano, aproveite, já que o rebento nascerá sob a influência deste bicho.

O horóscopo chinês, dos mais antigos do mundo, rege-se da seguinte forma: cada conjunto de 60 anos forma um ciclo e cada ciclo tem cinco dúzias de anos. Cada ano desta série tem um animal associado: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Reza a lenda que Buda convocou todos os animais para um banquete mas que apenas estes 12 compareceram. Como forma de mostrar a sua gratidão, atribuiu um ano a cada animal.

Mas não fica por aqui. É que a par dos signos, existem os elementos: Metal (金jīn), Terra (土tǔ), Fogo (火huǒ), Água (水shuǐ) e Madeira (木mù). Cada nativo do signo está também sob a influência deste elemento, consoante a data de nascimento.

Confuso? O melhor é concentrar-se nas coisas boas: este ano promete.