quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estação nova de trem-bala em Shanghai China


Shanghai inaugurou neste mês a estação nova para linha de transporte de passageiros entre Shanghai e Nanjing. A linha será a mais rápida do mundo, com uma média de 350 km/hora.

O trajeto será feito em 72 minutos. Com o trem tradicional, a viagem demorava 5 a 6 horas.

"O trem pode atingir os 394,2 km/hora, é o mais rápido do mundo em atividade", disse Zhang Shuguang, diretor do Gabinete de Transportes do Ministério dos Caminhos de Ferro.

A velocidade média dos trens de alta velocidade é de 243 km/hora no Japão, 232 km/hora na Alemanha e 277 km/hora em França.

== Lição Extra ==

Ferrovia 铁路 tiělù (铁: ferro. 路: caminho. Caminho de ferro→Ferrovia)

Metrô 地铁 dìtiě

Trem 火车 huǒchē

Velocidade 速度 sùdù

==Diálogo==

A: Aonde você vai? 你要去哪儿?nǐ yào qù nǎ'r?
B: Eu vou a Nanjing. 我要去南京。wǒ yào qù nán jīng.

A: Como voce vai a Nanjing? 你怎么去南京?nǐ zěn me qù nán jīng?
B: Eu vou de trem. 我坐火车去。wǒ zuò huǒ chē qù.



terça-feira, 27 de julho de 2010

Você sabe falar mandarim? - Exame CEO

Por Martin Jacques
Fonte:
Exame CEO

A ascensão da China vai significar muito mais do que dominio econômico e influência política. O soft power da nova potência se manifestará na língua, no cinema, nas artes plásticas e na televisão.


A historia global, até aqui, tem sido essencialmente uma história ocidental. Com a ascensão da China, porém, esse não será mais o caso. A história do país será conhcida não só pelos chineses, ou mesmo pelos países do Leste Asiático, mas por todo o mundo. Assim como muitos ao redor do globo têm noção sobre os principais eventos da história americana, os pontos-chave da história chinesa vão se tornar uma propriedade global. A influência do país, que hoje é sentida nos terrenos econômico e político, inevitavelmente vai se estender para a cultura, a língua, o cinema, as artes plásticas, a televisão e assim por diante.

Uma das consequências de haver tantos chineses é que existem duas vezes mais pessoas no mundo que falam mandarim como primeira ou segunda língua do que as que falam inglês – e a maioria delas vive na China. Com a ascensão do país, no entanto, um número crescente de pessoas ao redor do mundo está começando a aprender chinês como lingua complementar.

A expansão do mandarim é mais notável no Leste Asiático. Ele progride rapidamente em HongKong, onde o cantonês é a primeira língua, e em comunidades expatriadas no Sudeste Asiático. Na Coreia do Sul há 160 000 estudantes de mandarim, um aumento de 66% nos últimos cinco anos. Na Coreia do Sul e na Tailândia, todas as escolas dos ensinos básico e médio hoje têm aulas de mandarim, e o governo tailandês espera que um terço dos estudantes do ensino médio seja proficiente em 2011.

A atração do mandarim no Leste Asiático é óbvia: A China está se tornando o centro econômico, o maior mercado importador para os bens dos países da região e também uma grande fonte de investimentos. A língua é essencial para o comércio, a diplomacia e o intercâmbio cultural.