sexta-feira, 10 de julho de 2009

Música chinesa: Mais ou menos no inverno

O inverno já chegou no hemisfério do sul, arranjei uma música chinesa bem famosa sobre inverno: 大约在冬季 (Mais ou menos no inverno).


A música diz que um homen saiu da terra natal com muita saudade, deixando a amada sentindo a falta dele. Ela perguntava a ele quando voltaria a casa? “Não é agora, não sei vai ser quando, voltarei mais ou menos no inverno.”, respondeu.


Coloquei a música a seguir, espero que gostem.

Baixa a música

Divertidas faixas de pedestre da China

Como na China a população é tão grande, é importante manter uma boa ordem no trânsito. Especialmente em relação a carros e pedestres.


Em algumas cidades, para despertar a consciência de pedestres --- todas as pessoas atravessam rua por faixa de pedestre e não por qualquer outro lugar, alem disso, para fazer a cidade mais bonita, mudaram um pouco a tradição de trânsito, puseram vários elementos de arte nas faixas de pedestre, chamando mais atenção.


Eu colecionei varias faixas de pedestre da China, se alguém tiver interesse, tente descobrir mais quando for lá. Quem falou que um país muito disciplinado não pode ter coisas como assim?




      • Liçaozinha: “Faixa de pedestre” em chinês
        Lá a gente tem duas palavras mais comuns para falar faixa de pedestre.


      • Uma formal: 人行横道 rén xíng héng dào
        人, a maioria já sabe, significa “pessoa”
        行, andar, caminhar (pessoal que estudou esse hanzi como “银行”, não fique com duvida, ele é um hanzi que tem duas pronúncias diferentes)
        横, transversal
        道, via, caminho
        Junta os 4 hanzi, temos “via transversal que pessoa anda”, entao é a faixa de pedestre! Se tira o hanzi “横”(transversal), a palavra significa calçada (que fica aos dois lados da rua, onde pedestre caminha).


      • Outra informal: 斑马线 bān mă xiàn
        斑, mancha
        马, cavalo
        斑马, zebra = cavalo com manchas (olha que interessante)
        线, linha, traço
        Aí, temos uma linha de zebra. É uma expressão metafórica para falar a faixa de pedestre!








      Biblioteca Nacional de Beijing

      Depois de 3 anos de reconstrução, no ano passado houve a reinauguração da Biblioteca Nacional de Beijing --- A terceira maior biblioteca do mundo, logo depois das de EUA e outra da Rússia.

      A biblioteca pode atender diariamente 8.000 leitores, com 560 computadores. Contem milhões de E-books e os leitores cegos também conseguem obter informações pela “biblioteca digital para cegos”.

      E claro, essa é onde tem mais livros chineses. Os antigos e os novos... seria muito legal dar uma visita lá, para ter uma ideia quão profunda e longa a civilização chinesa é.